A Embrapa lançou, no dia 5 de julho, o Anuário Leite 2021. A publicação está dividida em sete grandes temas: Análise Brasil; Insumos; Produtos lácteos; Biosseguridade; Mercado global; Volumoso; e Pesquisa e Inovação. O anuário traz matérias sobre os resultados de um ano do compost barn da Embrapa Gado de Leite e as oportunidades para as empresas lácteas na era do desenvolvimento sustentável, bem como os reflexos da pandemia da Covid-19 na cadeia produtiva.

O lançamento foi feito durante uma live transmitida pelo canal da Embrapa no Youtube, com um debate que teve a participação de Marcelo Carvalho (CEO Agripoint), Geraldo Borges (presidente da Abraleite), Paulo Martins (Embrapa Gado de Leite) e Bruno Carvalho (Embrapa Gado de Leite), com mediação dos Altair Albuquerque (diretor da Texto Assessoria de Comunicações) e Nelson Rentero (Editor do Anuário).

A publicação pode ser baixada no site da Embrapa.

Pandemia e novos protocolos

As reflexões sobre a pandemia estão presentes em boa parte da publicação. Entre elas, estão os novos protocolos de biosseguridade. “A adoção de protocolos de biosseguridade ganhou urgência em tempos de pandemia e deve marcar o modo de fazer pesquisas no campo”, afirmou Pedro Arcuri, chefe-adjunto de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Gado de Leite. Segundo ele, a instituição deve trabalhar em parceria com a iniciativa privada para fazer frente às novas demandas surgidas.

No setor produtivo e no consumo, Glauco Carvalho, pesquisador da Embrapa Gado de Leite, afirmou que a cadeia produtiva precisa partir para um modelo sustentável, envolvendo ações voltadas para a rastreabilidade, bem-estar animal, leite de baixo carbono e reciclagem. “O consumidor busca essas informações e a indústria pode utilizá-las como fonte de valor”, diz. O chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, ratifica, afirmando que o consumidor valoriza cada vez mais as características intangíveis nos lácteos: “O consumidor quer saber quem produz, como é produzido e quais os impactos para o meio ambiente”.

Com informações da assessoria de imprensa da Embrapa Gado e Leite